Ensinar é um ato de amor! Paulo Freire

Ensinar é um ato de amor! Paulo Freire

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A cidade de Bonfinópolis estado de Goiás recebe visita do Agrinho.



Hoje pela manhã na Secretaria Municipal de Educação de Bonfinópolis estado de Goiás, houve uma reunião com a representante do Agrinho Denise, que tirou muitas dúvidas sobre como concorrer o prêmio Agrinho 2.010.
Na oportunidade a coordenadora Silvana Ferreira e a professora Sandra Cristina representando a Escola Hermínio Lemes, falaram um pouco do que vem sendo desenvolvido na Escola.
A representante do Agrinho demonstrou muito interesse pelo nosso trabalho, inclusive levou algumas fotos de nossas ações.
Estamos na reta final... se nossa Escola não for a contemplada, para nós já serve de consolo o quanto nossos alunos aprenderam e esperamos para 2.011 continuar com o mesmo ânimo e concorrer novamente.
Parabéns mais uma vez à Diretora Alessandra Duarte, coordenadores e todos os professores da Escola Municipal Hermínio Lemes, que não medem esforços para garantir a construção do conhecimento de seus alunos.

Professora Sandra Cristina

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Noite cultural na Escola Municipal Hermínio Lemes







O Projeto Reciclar para viver melhor, com o Tema Saber e atuar para melhorar o mundo, de autoria da professora Lucy Dias, contou com o apoio do grupo gestor e de todos os professores para seu desenvolvimento, prova disso foi o belíssimo evento marcado pela Noite cultural, que aconteceu na Escola Municipal Hermínio Lemes, na cidade de Bonfinópolis- Goiás, no último dia 17 de setembro.
O Projeto foi elaborado e executado fundamentado no material do Agrinho e está concorrendo no Concurso Experiência Pedagógica do Programa Agrinho 2.010.
As comunidades escolar e local foram envolvidas e nota-se que o objetivo de levar à todos uma consciência de preservação dos recursos naturais indispensáveis a nossa sobrevivência foi alcançado e as apresentações serviram para consolidar a proposta do projeto.


DESFILE DE ROUPAS FEITAS DE RECICLADOS.

Coleção Noivas e festas a partir de reciclados.
Professora Sandra Cristina e Izabela Moreira


Maria Luiza desfila vestido de saco de lixo azul e cinto de saco de presentes.



Vestido de papel reciclado e detalhes na manga com saquinhos de supermercados



Dois em um calça jeans virou uma jaqueta.


Vestido de copos descartáveis, aluna Eyschila.


Anni vestido de noiva de copinho de café



Anna Lara veste top de filtro de café.




Saia feita com sacos de salgadinhos.


Alunas da Escola desfilam para a coleção Noivas e festas a partir de reciclados.

Pose para a foto.



Modelos a partir de reciclados.

Júnio Gleick veste dois em um, calça jeans que virou colete


Verônica veste saia feita de sacolinhas de supermercado.


Eu e Amanda.Ela veste saia e blusa feitas de saco de lixo azul com detalhes de sacolas de supermercado.

João Paulo veste Dois em um, calça jeans que virou colete



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cerimônia de premiação do Projeto Bonfinópolis na ponta do lápis






Projeto lançado pela Secretaria Municipal de Educação de Bonfinópolis, em parceria com a Secretaria municipal de meio ambiente, com o objetivo de levar ao aluno a consciência da preservação do meio ambiente, teve ponto culminante na tarde de ontem, na Escola Municipal Hermínio Lemes, com a cerimônia de premiação.
Todos os professores e alunos envolvidos no projeto estão de parabéns pelas redações, receberam as felicitações do secretário de educação senhor Wesley Alves ,da senhora diretora da escola Alessandra Duarte.
A aluna Maria Luiza, em primeiro lugar, ganhou uma bicicleta e o aluno João Lucas em segundo lugar ganhou um lindo aparelho celular, ambos alunos dos professores Hélio e Grette.
Mais uma vez a equipe gestora está de parabéns pelo união na execução de suas atividades.

Alunas da professora Maria Izabel sambaram "O BrasileirinhO",vestindo roupa ecologicamente correta, feita pela professora Sandra Cristina.(figurino feito de papel crepom)


Crianças com roupas de papel sambam homenageando o Projeto Bonfinópolis na ponta do lápis.


Professora Cristiane Albino, fantasiada de lobo do bem, conta estorinha para conscientizar as crianças da necessidade de preservação.



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Uma proposta construtivista


Alunos das professoras Keila Belelli e Sandra Cristina, da Escola Municipal Hermínio Lemes de Bonfinópolis, Goiás, participaram no último dia 20 de agosto, no hall do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, de uma exposição em comemoração aos 152 anos da Polícia Militar.
O momento foi oportuno para ampliar acervo de conhecimentos sobre o trabalho que a Polícia Militar do Estado vem prestando à comunidade, foi uma aula muito agradável, inclusive posaram para fotos que já estão no site do Tribunal.

Crianças visitam exposição no hall do TJGO

20/ago/2010
Alunos da Escola Municipal Hermínio Lemes, visitam exposição da PM

Alunos da Escola Municipal Hermínio Lemes visitam exposição da PM

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) recebeu na tarde desta sexta-feira (20) um grupo de alunos do Jardim I ao 5° ano da Escola Municipal Hermínio Lemes que prestigiaram a exposição em comemoração aos 152 anos da Polícia Militar de Goiás.

As crianças observaram animais empalhados, réplicas dos animais utilizados pela Polícia Montada e Rota, armas, transportes e adereços usados pelos bombeiros para salvamento, além de ouvirem instruções de segurança.

A exposição se encerra nesta sexta (20).

Texto: Maria Amélia Saad

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

sábado, 14 de agosto de 2010

Dia dos pais na Escola Municipal Hermínio Lemes




Conforme está preconizado no P.P.P da Escola Municipal Hermínio Lemes , na data de ontem aconteceu o Projeto Dia dos Pais. Foi uma homenagem muito linda e especial. A gestão está de parabéns, os pais se surpreenderam com o jantar delicioso; sorteio de brindes; gincanas, conto de causos; teatro; entre outros, tudo organizado com muito carinho para proporcionar aos pais um momento de descontração, sem deixar de enfatizar a importância do pai na vida do filho.
Graças à união de todos os funcionários da Escola, mais um projeto aconteceu com sucesso e cada dia mais espera-se que esta união se consolide na responsabilidade que todos têm e no amor à profissão, pensando sempre em promover construção de conhecimentos.
Parabéns à Diretora Alessandra Duarte, que o Espírito Santo continue a agraciando com o Dom da humildade e perseverança, e educação de qualidade se faz assim!!!
Um grande abraço da professora que tem muito orgulho de fazer parte desta família,

Sandra Cristina.














sexta-feira, 4 de junho de 2010

OLHA O QUE O FERNANDO ADDAD, MINISTRO DA EDUCAÇÃO ACHA A RESPEITO DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

Só piso salarial não resolve problema de professor, diz Haddad

Sarah Fernandes
Enviada especial a Brasília (DF)

Garantir um piso salarial não é suficiente para dar conta das necessidades dos professores. Será preciso criar um plano de carreira e aumentar a verba direcionada para as escolas, principalmente as das regiões mais pobres. A avaliação foi feita pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante a abertura da Conferência Nacional da Educação (Conae), que acontece entre 28 e 1ª de abril em Brasília (DF).

Antes de 2005 um profissional que não se dedicava à docência recebia um salário 86% maior que um professor. “Em 2005 a diferença caiu para 51%, mas ela ainda é muito grande”, avaliou Haddad. “Reconhecer o piso não é suficiente. Temos que aprovar diretrizes de carreira, para dizermos à juventude: ‘venha ser professor, sua carreira estará assegurada”.

A recomendação do ministro é que o piso salarial e o plano de carreira sejam assuntos debatidos na Conferência e que passem a integrar o Plano Nacional de Educação (PNE) – série de diretrizes que vão pautar as políticas públicas de educação entre 2011 e 2020 e que serão levantadas na Conae. A sugestão de Haddad é que sejam estipuladas metas específicas para os dois temas, para garantir a aplicação.

O Plano também deve contemplar a diminuição da diferença de verba entre os estados, recomenda o Ministério. “Temos que garantir que todos os brasileiros, não importa o local de nascimento, tenham acesso a uma educação de qualidade”, avaliou Haddad.

O ministro também recomendou que o PNE não contemple apenas metas quantitativas. “Esses indicadores são importantes porque se referem ao atendimento. Mas não basta atender, é preciso dar qualidade. Meios e fins precisam andar juntos no novo Plano”.

Etapas da Educação

A educação infantil e o ensino médio devem ser assuntos fundamentais na Conferência, sugeriu o Ministério. “Sem educação infantil não dá para avançar no ensino fundamental, nem baixar os índices de repetência”, avaliou Haddad. “O mesmo vale para o ensino médio. Como pensar educação superior e fundamental sem pensar em ensino médio?”.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta quinta-feira, 1º, durante a plenária final da Conferência Nacional de Educação (Conae), em Brasília, a criação de uma mesa permanente de negociação entre parlamentares, governadores, prefeitos e centrais sindicais e órgãos representativos, como o Consed e Undime, para fazer avançar a lei do piso.

A Lei 11.738, de 16 de julho de 2008, instituiu o piso nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, mas ainda não é cumprida por todos os prefeitos e governadores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente à plenária final, acolheu a sugestão. “Eu me disponho a conversar com governadores sobre o piso. Concordo com a proposta da mesa de negociação”, disse. Na visão dele, o valor do piso ainda é baixo.

“Os educadores não são valorizados. Eu não me conformo de alguém achar que um piso de R$ 1.024 é alto para uma professora que cuida de nossos filhos”.

A proposta do ministro é que a mesa discuta medidas para valorizar o professor que já trabalha e atrair jovens para a carreira. “Não vamos atrair jovens sem valorização da carreira. Temos que sentar com os interessados e no Plano Nacional de Educação (PNE) fixar metas para remuneração mínima do trabalhador daqui a dois, quatro, dez anos. Por isso, sugiro uma mesa permanente de negociação”, defendeu Haddad.

Para o presidente Lula, a formação e valorização dos profissionais de educação são fundamentais para dar seguimento ao que classificou de verdadeira revolução na educação. “O casamento entre educação de qualidade e valorização do professor tem que ser indissolúvel”.
Lula e Haddad participam do encerramento da Conae 2010 (Foto:Wanderley Pessoa)
O presidente da República destacou a criação do Fundo Nacional de Financiamento da Educação Básica (Fundeb) e o fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU) como exemplos de ações educacionais importantes em sua gestão para melhorar o financiamento da educação, mas, segundo ele, insuficientes sem a valorização do professor. “Essas ações só crescem se houver à frente delas aquele profissional bem preparado”, afirmou.

Piso Salarial
– Cinco estados impetraram Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4.167 contra a lei do piso, mas o Supremo Tribunal Federal confirmou a constitucionalidade da lei. Porém, ainda falta decidir sobre outros aspectos, como a destinação de um terço da jornada de trabalho dos professores voltada ao planejamento de aulas fora da escola.

A Conae será encerrada nesta quinta-feira, 1º, com a redação de um documento com as deliberações de delegados de todo o país. As resoluções servirão para embasar políticas educacionais como a elaboração do próximo PNE, que conterá metas a serem alcançadas entre 2011 e 2020.

Maria Clara Machado


Conae aprova lei de responsabilidade da educação


A lei de responsabilidade da educação – que prevê punir responsáveis por mau uso de verba pública para o ensino - foi aprovada na Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece até esta quinta-feira (1/4), em Brasília (DF). Com mais de 50% dos votos a favor, ela não passará pela última plenária e irá direto para o texto final da Conferência, que vai subsidiar o Plano Nacional de Educação (PNE).