Ensinar é um ato de amor! Paulo Freire

Ensinar é um ato de amor! Paulo Freire

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Temos que valorizar a habilidade de cada aluno.


Toda criança tem o direito ao ensino de qualidade.

Gostaria de partilhar a minha experiência de hoje, meus alunos assistiram ao filme da Disney "O CÃO E A RAPOSA", e puderam perceber que todos eles são bons em alguma coisa.

Nós professores devemos usar de metodologias utilizando a habilidade do aluno para ajudá-lo a apreender o que pra ele é difícil, assegurando-lhe uma aprendizagem significativa.

Quem já leu "UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA " de Ziraldo entende do que estou falando; para ela todos são bons, não existe aluno que não saiba alguma coisa, no livro inventava-se até medalhas para quem cuspisse mais longe, entre outras, são estratégias inteligentes para poupar o aluno da inferioridade e ao mesmo tempo incentivá-lo a acreditar em suas potencialidades e que se é capaz.

Acredito no ensino construcionista e na contextualização e tenho procurado assegurar aos meus alunos que aprendam a fazer fazendo. A cada aula eles fazem uma nova descoberta.Isso é muito gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário