Ensinar é um ato de amor! Paulo Freire

Ensinar é um ato de amor! Paulo Freire

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Tecnologia e os desafios no trabalho educativo


Hoje a maioria das crianças tem acesso às tecnologias, elas chegam à escola sabendo lidar com internet, sabem das notícias, são atualizadas, portanto é necessário que as instituições de ensino além de disponibilizar estes recursos, precisam capacitar os professores para atender essa clientela.

Lidar com essas tecnologias para muitos professores é muito difícil, alguns estão acostumados com metodologias ultrapassadas, de acordo com Lynn Alves, “Eles já até admitem utilizar o computador e a internet para preparar as suas aulas, mas não conseguem ainda utilizar as mesmas nas suas atividades em sala de aula, como instrumento pedagógico”.
Segundo o pedagogo Arnaud Soares de Lima Junior, “... Apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam ser. ’’ Algumas escolas, mesmo com os recursos disponíveis preferem seguir padrões antigos, ainda há aqueles que por causa da carga horária não conseguem tempo para melhorar suas aulas ou para aprenderem a usar tais recursos. Portanto não adianta tanta tecnologia se os professores não aderem o novo ou não saibam como usar, é preciso que alguns professores revejam sua postura, para investir na formação de bons profissionais.

As tecnologias estão aí para contribuir na formação do indivíduo, mas infelizmente como citado, algumas barreiras são encontradas e alguns professores não entenderam que "A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender” (José Manuel Moran) ·.

A área de navegação é imensa para tirar dúvidas, auxiliar em pesquisas educativas, ela ajuda como intercâmbio entre aluno e professores ou até mesmo, entre alunos, através de e-mail, mas o professor deve atuar como mediador desse processo.

Hoje já não existe mais a distância porque através dela podem fazer trabalhos em grupo, sem estar perto uns dos outros aumentando assim o interesse dos alunos pelas aulas, ao mesmo tempo em que a internet é essencial na educação, pode também ser mal compreendida, ou seja, são muitas as áreas de navegação então alguns alunos ficam impacientes e acabam não ficando somente em uma página. Dificultando assim sua pesquisa. A internet muda o interesse dos alunos, até mesmo pela leitura, talvez se os alunos criassem um blog, um e-mail e até mesmo um orkut; seria um grande estímulo para os alunos, pois teriam que ler mais, pesquisar mais, assim aprender mais.


Um comentário: